Como personalizar situações de vendas

As situações de venda vão definir o andamento da venda realizada. Veja como cadastrar e personalizar uma situação de venda. 

Neste artigo, você vai aprender: 

  • Como cadastrar e personalizar situações de venda

Acompanhe a seguir: 

Como cadastrar e personalizar situações de venda 

1. Na tela inicial do sistema, acesse o menu 'Vendas', localizado no canto esquerdo.

2. E em seguida clique em ‘Opções Auxiliares' > ‘Situações’.

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3. Na tela 'Listar situações de venda’, o sistema apresenta algumas situações padrões - que podem ser alteradas. Para cadastrar uma nova, clique no botão ‘Adicionar’

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4. O ERP vai redirecionar para a tela ‘Adicionar situação de vendas’ onde será realizada as configurações da nova situação:

  • Insira o ‘Nome’ da situação. 
  • No campo ‘Lançar Estoque/Financeiro’ escolha uma das opções: 
    • “Não lança”: A situação não vai  movimentar estoque nem financeiro.
    • “Lança estoque e financeiro”: A situação gera uma saída de material do estoque e um contas a receber no financeiro.
    • “Lança somente estoque”: A situação apenas gera uma saída de material do estoque.
    • “Lança somente financeiro”: A situação apenas gera um contas a receber no financeiro.
  • No campo ‘Permite edição' selecione se a Venda vinculada com esta situação poderá ser editada ou não.

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  • Determine se a situação será ‘Padrão’ para todos os novos cadastros de venda. 
  • Insira no campo ‘Exibir na Listagem’ se a situação permite que a venda seja exibida ou não na listagem de venda.
    ⚠️ Caso insira NÃO, a venda não será mostrada na lista de vendas e somente será possível encontrá-la realizando uma busca avançada.

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  • É possível bloquear grupos de usuários, desta forma todo usuário que pertence ao grupo poderá inserir esta situação na venda, mas não poderá alterar a situação de nenhuma venda que esteja vinculada a esta situação. Clique no botão ‘+Bloquear Grupo’.

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5. Finalize clicando no botão de ‘Cadastrar’.

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6. Após cadastrar a situação de venda, é possível gerenciá-la:

  • O sistema permite alterar ou excluir uma situação cadastrada, selecionando uma das opções na coluna ‘Ações’:

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Pronto! 

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