Banco do Nordeste: dados para configuração de boleto
Configurar os dados do seu boleto bancário do Banco do Nordeste no sistema é bem simples! Para isso, basta verificar com o banco as condições para emissão de boleto.
É necessário ter acesso a alguns dados fornecidos pelo banco ou instituição financeira para configurar esta forma de pagamento.
Preparamos este tutorial completo de Como configurar os dados do boleto do Banco do Nordeste. Onde você vai conferir:
- Como cadastrar uma nova forma de pagamento
- Como preencher os dados do boleto corretamente
- A explicação de cada campo obrigatório
Acompanhe a seguir:
Observação: Todos os dados de cadastro apresentados neste tutorial são de carácter fictício.
- No menu principal, do lado esquerdo do sistema, selecione o campo 'Financeiro'.
- Em seguida, vá em 'Opções Auxiliares', seguido por 'Formas de Pagamento'.
3. Na parte superior da tela ‘Listar formas de pagamento’, clique no botão ‘Adicionar’, para criar uma nova forma de pagamento;
4. Em seguida, na tela ‘Adicionar forma de pagamento’ preencha os dados:
- Sugerimos que insira “Boleto Banco do Nordeste” no campo ‘Nome’;
- Escolha a ‘Conta bancária’ que os lançamentos financeiros serão vinculados.
- No campo ‘Disponível em’ informe se a forma de pagamento estará disponível no contas a pagar, contas a receber ou em ambos;
- Em ‘Confirmação automática’, recomendamos que você selecione a opção “Nunca confirmar automático”;
- Em seguida, informe o ‘Número máximo de parcelas’;
- Habilite se essa forma de pagamento estará ‘Disponível no PDV’ balcão;
- Selecione a ‘Modalidade’ ‘'Boleto Bancário”;
- E no campo ‘Gerar Boleto’ selecione “SIM”, para habilitar o campo ‘Instituição Financeira’.
- Já em ‘Instituição financeira’ selecione ‘‘Banco do Nordeste”.
5. A seguir o sistema irá solicitar alguns dados para a emissão do boleto.
Sugerimos que você entre em contato com seu gerente bancário ou instituição financeira para preencher corretamente essas informações!
- O campo ‘CNAB’ é preenchido automaticamente com o padrão “FEBRABAN CNAB 400’.
- No campo ‘Carteira’ você deve informar o código adotado para identificar as características dos títulos dentro das modalidades de cobrança existentes no banco.
- Já em ‘Agência/DV’ e ‘Conta/DV’ você deve informar o código da agência e a conta de vinculação do beneficiário.
- Em ‘Código do cliente’ você informa o código do beneficiário de vinculação da conta.
- No campo ‘Último boleto’ insira o número do último boleto que você emitiu, pois nosso sistema irá gerar uma sequência a partir deste número.
- Nos campos ‘Juros de multa (%)’ e ‘Juros de mora (%)’ informe o valor de multa cobrados pelo atraso do pagamento do boleto.
- Em ‘Dias de juros’ indique o número de dias decorrentes após a data de vencimento para inicialização do processo de cobrança de juros.
- Já no campo ‘Aceite’ indique se o Pagador (quem recebeu o boleto) aceitou o boleto, ou seja, se ele assinou o documento de cobrança que originou o boleto.
O padrão é usar “Não aceite” neste campo, pois nesse caso não é necessário a autorização do Pagador para protestar o título.
Se escolher “Aceite”, o Beneficiário (quem emite o boleto) precisará de algum documento onde o Pagador reconhece a dívida para poder protestar o título. - Em ‘Espécie DOC’ informe o tipo de documento, conforme FEBRABAN. Sugerimos utilizar a opção “Duplicata Mercantil”.
- No campo ‘Protestar’ indique se o boleto será protestado automaticamente.
- O campo ‘Dias de protesto’ é habilitado ao confirmar o “protesto automático” no campo ‘Protestar’. Nele você deve indicar o número de dias decorrentes após a data de vencimento para inicialização do processo de cobrança via protesto, baixa ou devolução.
6. Em seguida, o sistema permite inserir ‘Mensagens de instruções’, ‘Local de pagamento impresso no boleto’ e ‘Demonstrativos’.
7. Por fim, clique em “cadastrar”.
8. Ao finalizar o cadastro, o sistema exibe uma mensagem de confirmação, na parte superior da tela.
Pronto!
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