Como realizar vendas balcão (PDV)
Veja Como realizar vendas balcão (PDV) e registre as saídas de mercadorias do estoque, além de adicionar recebimento ao financeiro.
O PDV balcão é ideal para empresas que lidam com um grande fluxo de clientes e precisam realizar as vendas de modo rápido.
Nesse conteúdo veja:
- Como abrir caixa.
- Como realizar uma venda no PDV balcão.
- Como inserir informações do cliente no cupom.
- Como preencher os dados corretamente.
Assista o vídeo tutorial Como realizar vendas balcão (PDV) com o passo a passo e logo abaixo, confira o artigo escrito.
1. No 'Menu Principal', localizado no canto esquerdo do sistema, vá em 'Vendas' > 'Balcão'.
2. Em seguida, na tela 'Listar vendas balcão', clique em 'Vender';
3. Se o seu caixa não estiver aberto, é possível informar o valor 'Disponível em caixa' para registrar um valor de abertura do caixa;
4. Marque a opção 'Gerar um recebimento no financeiro', caso queira que o sistema gere uma conta no 'Contas a Receber', em seguida clique em 'Confirmar abertura' para abrir o caixa.
Observação: O sistema oferece para cada usuário um caixa individual.
5. É possível alterar o vendedor, basta clicar em cima do nome e realizar a alteração;
6. Para inserir o nome ou código do produto clique no campo 'Localize um produto/serviço abaixo';
7. Caso o produto tenha variações, será habilitado o campo 'Variação'. Basta, selecionar a variação do item;
8. Selecione a 'Quantidade' do produto e informe o 'Tipo' de valor de venda;
9. Se a venda tiver algum desconto, informe no campo 'Desconto' e selecione se ele será em porcentagem ou real.
10. O valor total será calculado automaticamente, por isso, confira as informações e clique em 'Adicionar Produto';
11. Após adicionar os produtos, é possível informar os dados do cliente.
Clique no canto superior direito do caixa em 'Ao consumidor' para selecionar ou cadastrar o cliente.
- Em 'Tipo de pessoa' marque se o mesmo é identificado como consumidor (CPF) ou empresa (CNPJ).
Vale lembrar que você também pode selecionar um cliente já cadastrado ao clicar no botão 'Buscar'. - Insira o nome do cliente ou empresa, informe o CPF/CNPJ e e-mail.
- Por fim, clique em 'Salvar'.
12. Para modificar alguma informação do produto, clique no botão amarelo 'Editar';
13. Nos botões ao lado direito do caixa, logo abaixo de 'Total do pedido' é possível:
- Clicar no botão 'Aguardar' para deixar a venda em espera.
Atenção!
Vale lembrar que a venda em espera fica disponível apenas para o vendedor responsável. Caso o sistema seja reiniciado, usado por outro usuário ou navegador, a venda em espera será perdida. - Caso precise, clique em 'Cancelar' venda.
14. Após adicionar todos os produtos, clique no botão 'Finalizar venda'.
15. Ao finalizar a venda, você será direcionado para a tela 'Forma de pagamento', onde é possível selecionar uma ou mais formas:
- Para realizar a venda com mais uma forma de pagamento, selecione a primeira forma de pagamento e insira o valor a ser pago. E para o montante que restou, insira o outro método e finalize.
- Já para vendas com uma forma de pagamento, basta selecionar a forma de pagamento, e se for o caso, a quantidade de parcelas;
16. Por fim, clique em 'Finalizar'.
17. Após finalizar a venda o sistema exibe as opções: 'Iniciar Nova Venda', 'Imprimir Cupom não fiscal' e 'Emitir NFC'.
Pronto!
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