Como funciona o Aplicativo de Expedição?

Introdução

 

O controle de expedição ajuda a gerenciar a saída dos produtos, desde a retirada do estoque físico (separação), o processo de embalar os produtos, até a entrega em si (expedição).

 

 

Regras Básicas

 

Por se tratar de um recurso que faz o controle da saída da mercadoria do estoque físico do cliente, para que a opção “Enviar para expedição” fique disponível em uma venda, é obrigatório que ela esteja em uma situação que movimente estoque.

Após enviar uma venda para a expedição, não será possível editá-la. Para editar uma venda que foi recém enviada para a expedição, é necessário acessar o aplicativo, ir até a opção do menu lateral “Separação”, e removê-la.

 

 

Separação

 

A separação é a primeira etapa do processo de expedição (opcional). É quando o funcionário vai até o galpão do estoque, e retira as mercadorias de um ou mais pedidos. Para controlar a separação no sistema, basta acessar a aplicação, e clicar no menu lateral em “Separação”.

É possível realizar a separação em cada pedido individualmente, ou em massa. Para a opção individual, basta clicar aqui:

                                           

 

 

Na separação em massa, é possível realizar a impressão da separação, em que será gerado um documento no estilo de checklist com os pedidos selecionados, para que o funcionário vá até o estoque com um documento impresso e faça as marcações. Para isso, basta ir até a opção “Mais Ações”, para habilitar a marcação de itens, e depois clicar em “Imprimir Separação”:

                                                 

 

Feito isso, é possível que o documento seja gerado agrupado por lançamento (pedido), ou por produtos.

                                                     

Impressão agrupada por produto

 

Impressão agrupada por lançamento

 

Já para a separação, basta ir até a opção “Mais Ações”, marcar os itens desejados, e depois clicar em “Separar Pedidos”

                                             

Visualização da separação por lançamento

 

Visualização da separação por produto

 

 

Depois disso, é possível utilizar a opção de “embalar”, para controlar as mercadorias que precisam ser empacotadas. É importante dizer, que esse processo também não é obrigatório.

                                               

 

Na tela de embalagem de produtos, é obrigatório preencher a quantidade de itens “embalados”, e depois apertar a tecla ENTER, para que o campo “Quantidade” seja preenchido. Caso contrário, não será possível finalizar esse processo.

 

                                                                      Antes do ENTER

 

Após o ENTER

 

 

Expedição

 

Para adicionar a expedição em si, que é o processo final do controle de expedição, é necessário primeiramente que clique na opção “enviar para expedição”, seja na separação individual, seja em massa através da opção “Mais ações”.

                                             

 Depois disso, é necessário acessar o menu lateral em “Expedição”, e clicar para adicionar uma nova expedição.

                                                     

 

Deverá selecionar a “Forma de envio” que foi utilizada na venda (se não foi selecionada nenhuma transportadora, basta selecionar a opção “Retirar na loja”).

                                                       

Observação: É possível adicionar novas formas de envio na aplicação, indo no menu lateral e depois em “Formas de envio”.

 

Com isso, serão mostradas todas as vendas, conforme a forma de envio, que foram enviadas para a expedição através do menu de “Separação”, mas que ainda não foram de fato expedidas.

Observação: Se o cliente realiza o controle de “Código de rastreio”, ele também consegue preencher na adição da expedição.

 

Após adicionar a expedição, o cliente consegue imprimir a expedição, e imprimir as etiquetas de transporte relacionadas. Também consegue, ao clicar para “visualizar”, e depois em “pedidos”, enviar o pedido por WhatsApp e e-mail (com o código de rastreio), imprimir o pedido e a DANFE, caso tenha sido emitida uma nota fiscal.

É possível personalizar o modelo da mensagem de e-mail enviada, indo no menu lateral da aplicação em configurações>modelos de e-mail.

 

Relatórios

 

  • Relatório de Separação: Traz as separações conforme os filtros utilizados, e os demais detalhes sobre elas (se não utilizar nenhum filtro, serão trazidas todas as separações).
  • Relatório de Expedição: Traz as expedições de acordo com os filtros, inclusive trazendo as informações do código de rastreio. (se não utilizar nenhum filtro, serão trazidas todas as expedições).
  • Relatório de Produtos Expedidos: Traz os produtos que constam nas expedições, junto do código interno, código de barras, etc.

 

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