CT-e: Conhecimento de Transporte Eletrônico

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é um documento fiscal brasileiro emitido pelas transportadoras de carga, para cobrir as mercadorias entre a localidade de origem e o destinatário da carga. O CTe é emitido em todas as operações de transporte de carga, contendo detalhes como remetente, destinatário, valores de frete e descrição da mercadoria.

 

Quando utilizar o CT-e?

O CTe deve ser utilizado em situações relacionadas ao transporte de cargas. Alguns dos momentos em que a emissão do CTe é obrigatória incluem:

  • Prestação de serviços de carga: sempre que uma empresa realiza uma operação de transporte de mercadorias, é necessário emitir um CTe;
  • Operações interestaduais e intermunicipais: quando o transporte ocorre entre estados diferentes ou entre municípios distintos dentro do mesmo estado, é obrigatória a emissão do CTe. O documento permite o registro adequado da operação fiscal e a correta apuração dos impostos envolvidos;
  • Transporte de mercadorias sujeitas ao ICMS: o CTe é necessário para o transporte de mercadorias sujeitas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é um tributo estadual;

 

Requisitos para Emissão de CT-e

Os requisitos para emissão de Conhecimentos de Transporte Eletrônico (CT-e) são:

  • CNPJ válido;
  • Inscrição Estadual ativa;
  • Certificado Digital A1 ou A3;
  • Estar credenciado na Sefaz do Estado para emissão de CT-e;
  • Possuir cadastro ATIVO na ANTT como transportadora, ou transportador autônomo.

Funcionalidades do Recurso

Está disponível no plugin, as seguintes funcionalidades:

 

Conhecimentos

Adicionar CTe.gif

Através desse menu, é realizado o gerenciamento dos CT-e cadastrados, além da adição de novos documentos. Além disso, existem outras ações extras, que são elas:

  • Exportar Excel: Nesse local, é possível realizar a exportação dos itens selecionados, em formato .xlsx;
  • Importar XML's: Onde o cliente consegue trazer um determinado CT-e, já emitido, para o nosso sistema;
  • Exportar XML's: Através dessa opção, o cliente consegue realizar a exportação dos xml's de uma determinada Loja e Período;
  • Cartas de correções: Nesse menu, o cliente faz o cadastro de eventos para corrigir determinadas informações do CT-e (limite de 200 correções por CT-e);
  • Certificado digital: Onde é possível gerenciar o Certificado Digital que está vinculado com o sistema;
  • Excluir conhecimentos: Onde é realizada a exclusão dos CT-e, desde que não possuam eventos perante à SEFAZ (Cancelamento, Autorização, etc.).

 

Adicionar um novo CT-e

Cte adicao.gif

Durante a adição, é necessário preencher os seguintes campos:

  • Tipo do CT-e (obrigatório): 
  • Tipo de Serviço (obrigatório):
  • Forma de Emissão (obrigatório):
  • Natureza de operação (obrigatório):
  • Data e Hora de Emissão (obrigatório):
  • CEP e Município de Origem (obrigatório):
  • CEP e Município de Destino (obrigatório):
  • Remetente (obrigatório);
  • Destinatário (obrigatório);
  • Expedidor (Se não for selecionado nenhum expedidor, considera-se que o emissor é a própria empresa do cliente);
  • Recebedor;
  • Tipo do Tomador (obrigatório);

 

  • Produto predominante (obrigatório);
  • Outras características da carga;
  • Valor da Carga;
  • Valor da averbação;
  • Unidade de medida (obrigatório);
  • Tipo de carga (Obrigatório);
  • Quantidade de carga (obrigatório);

  • Tipo de documento

Documentos de Transporte Anterior (Se houver)

  • RNTRC - Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (obrigatório): O preenchimento desse campo deve ter 8 caracteres. 

 

  • Serviço (obrigatório);
  • Valor (Obrigatório);

  • Tributação;
  • Situação tributária;

 

Importante: Caso selecione a opção "Gerar condições de pagamento", será gerado um "Contas a pagar" com o valor relacionado ao "Serviço" informado no CT-e, assim que o documento for transmitido e aprovado.

  • Gerar condições de pagamento;

 

Após todo o preenchimento, basta clicar em "Cadastrar". Feito isso, basta dar o comando de emissão normalmente, e a nota será aprovada caso não haja rejeições. Além disso, serão exibidas as seguintes opções no CT-e "Autorizado":

  • Imprimir DACTE;
  • Visualizar XML;
  • Compartilhar;
  • Baixar XML;
  • Enviar por e-mail;
  • Cancelar CT-e: O Prazo de cancelamento do CT-e é de até 7 dias;
  • Ver no Financeiro: a opção será exibida, caso a opção "gerar condições de pagamento" tenha sido marcada;

 

Tributações

Nesse local, são cadastradas as informações tributárias (Natureza de Operação e ICMS), a serem utilizadas nos conhecimentos.

 

Relatórios

  • Relatório de CT-e: O relatório de CT-e traz, conforme os filtros utilizados, os CT-e cadastrados em um determinado período, junto de diversas informações sobre eles.

 

  • Relatório de NF-e/CT-e: Esse relatório traz os Conhecimentos gerados conforme os filtros selecionados. Além disso, traz as informações sobre as NF-e relacionadas ao CT-e correspondente.

 

Configurações

Nas configurações, é possível personalizar algumas informações, que são elas:

  • Ambiente: Para alterar o ambiente de emissão (Homologação ou Produção): É importante dizer, que a emissão em ambiente de "Homologação" não está funcional devido à própria SEFAZ. No entanto, o sistema seguiu os requisitos para esse tipo de emissão, caso o funcionamento volte à normalidade.
  • Configurar Sequências: Para definir como o sistema irá dar sequência nas numerações (Única, por loja, etc.);
  • Último CT-e: e Série: Onde é informada a numeração do último CT-e emitido;
  • Informações Complementares: Para atribuir alguma informação que será exibida em todos CT-e emitidos.

 

 

Webinar de Apresentação

Links:

Webinar 1- Clique aqui!

Webinar 2 - Clique aqui!

 

                                                                                                                                        Colaboração: Lincoln

 

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